Sobre a Jaú Materiais de Construção

O Empreendedor Jaudimir Roque IOPP e Família, participando do desenvolvimento de Luís Eduardo Magalhães.

Servindo como exemplo de empreendedorismo, união familiar e acreditando que os valores do ser humano estão muito além do que se tem visto em um mundo capitalista, veremos mais um exemplo de pessoas que, com valores e virtudes trazidos de berço, enriquecem uma sociedade e contribuem para o desenvolvimento da cidade que mais cresce no Brasil, Luís Eduardo Magalhães, enfim, da região Oeste da Bahia. Jaudimir Roque Iopp é mais um empresário empreendedor na cidade. Natural do Rio Grande do Sul, morou muitos anos no Paraná, na cidade de Realeza, e está em Luís Eduardo Magalhães há quinze anos. Conheceu a cidade através de amigos e parentes que se instalaram aqui antes dele. Seus pais são o Sr. Pedro Severo Iopp (em memória) e sua mãe, a Sra. Neiva Isabel Ozelame Iopp. Ele tem somente um irmão, Altemir Iopp. Casado há vinte e sete anos, sua esposa é Marilde Borges Iopp, com quem tem duas filhas: Juciely, casada com Fabiano Luft, que já presenteou com o neto Mateus, e Marciely, casada com Alan Bordin. A família é o principal alicerce para ele na vida, e traz consigo as lições de ética, moral, respeito, honestidade, confiança e dignidade herdados de seus pais.

Além de ser um dos proprietários da Jaú Materiais de Construção e sócio da Olímpica Esporte e Lazer, que sua esposa administra, Jaudimir Iopp acredita que o sucesso de seu empreendimento se dá ao fato da união familiar, a fé em Deus e o respeito pelos clientes. Acrescenta que todos precisam ter objetivos na vida. O nome da empresa surgiu de um apelido que os amigos lhe deram, "Jaú", que vem de seu nome Jaudimir. Os amigos o chamavam assim quando retornavam das pescarias e ele não tinha pescado nenhum peixe. Juntaram as iniciais do seu nome associando a um peixe, o jaú. A empresa oferece aos seus clientes, além de um atendimento diferenciado, uma variedade de materiais de construção que, como ele diz, "vai do piso até o teto". Atende não só a população de Luís Eduardo Magalhães, mas também toda a região. Possui boa estrutura, toda informatizada, sempre visando o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, dos clientes, enfatizando sempre que o cliente está em primeiro lugar.

A missão da empresa é fazer parte do crescimento da cidade de forma ética, para que um dia seus descendentes possam dar continuidade a esse trabalho. Jaudimir busca se manter atualizado, visto que está em uma região altamente produtiva e em constante desenvolvimento. Constituir uma empresa é muito fácil, mantê-la no mercado é o que poucos conseguem. Para isso, é necessário criar uma base sólida e conquistar a confiança dos clientes e fornecedores. A idoneidade faz com que o empreendimento se torne confiável. Criar um ambiente de trabalho saudável também é uma preocupação do empresário. Ele afirma que em sua empresa todos formam uma família, e que a união, a confiança e o respeito de todos resultam no sucesso. Sua empresa, assim como muitas, enfrentou e enfrenta as dificuldades impostas por um mercado competitivo, cheio de altos e baixos, pois a economia da cidade gira em torno da agricultura. Se ela vai bem, a cidade e a região também vão bem. Existem também as inadimplências, empresas e pessoas que agem de má fé, o que impede, de certa forma, o bom desempenho de todo o comércio.

Com relação à estrutura da cidade, ele nos relata que falta muito a ser feito em termos de infraestrutura, saúde, educação, logística, entre outros. No entanto, ressalta que já houve grandes melhorias nos últimos anos e, devido ao fato da produção agrícola estar em crescimento contínuo, teremos condições de exigir dos governantes todas essas melhorias. Ele destaca a importância de a sociedade se conscientizar do poder que possui para reivindicar seus direitos, bem como a importância da união das famílias e associações nesse momento de construção em que a cidade se encontra. Sempre atento às mudanças, conhecedor de seus direitos como cidadão e empresário, mas também ciente de suas obrigações para com a sociedade, família, amigos e clientes, ele tem pontos de vista e defende seus ideais. Ele nos fala com segurança sobre vários assuntos, profissionais, pessoais, política, religião, enfim, um cidadão merecedor do sucesso que alcança a cada dia. Hoje, as pessoas que estão aqui e as que estão chegando, ao contrário do que se via há anos atrás, buscam qualidade de vida, bem-estar e segurança, e não apenas ganhar dinheiro. Como empresário e cidadão, ele contribui para esse desenvolvimento, investe na cidade e desde que chegou aqui sempre acreditou no potencial da região. Assim como ele e sua família crescem junto com a cidade, muitas pessoas estão chegando com o mesmo objetivo.

Ouvindo suas filhas, as jovens empresárias Juciely e Marciely, enriquecemos ainda mais nossa entrevista, pois podemos destacar ainda mais o quanto é importante a união de pessoas que lutam em prol de um objetivo que beneficie não apenas a si próprias, mas também aqueles que as cercam. Elas falam de família e seguem os mesmos conceitos e ensinamentos que seus pais herdaram de seus avós. Jaudimir é um homem entre três mulheres fortes, decididas e dedicadas.

Os objetivos da família continuam focados no crescimento que chegou, porém, sem as dúvidas e incertezas trazidas na mala quinze anos atrás.

Com todas essas qualidades, o empresário levou a JAU MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO a um lugar merecido e de destaque. Em dezembro, comemorou seus 5 anos de existência, o que serve para concretizar ainda mais a atuante administração da família Iopp. Nesse ensejo, destaca a duplicação da BR 020 que corta a cidade de LEM, a qual passa na frente da JAU, deixando a família feliz com o progresso que chega a passos largos em Luís Eduardo Magalhães.